Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Por: Andréia de Souza Cristofani — em Dicas
Publicado em: 17 de setembro de 2018

Não seria exagero dizer que a plataforma de e-commerce é o coração da loja virtual. Essa tecnologia é o que faz o site funcionar e, por meio de integrações, garante que todas as etapas de compra e navegação do consumidor sejam executadas com sucesso. Por menor que seja o comércio eletrônico, é praticamente impossível existir sem o apoio deste recurso. Assim, é essencial contratar o melhor fornecedor para evitar situações ruins quando a empresa estiver funcionando. Confira cinco dicas para escolher a melhor tecnologia:

1 – Descubra a relação custo x benefício

Não dá para negar que o preço é um fator preponderante na hora de escolher uma plataforma para montar seu e-commerce. Entretanto, não caia na tentação de adquirir a solução mais barata. Lembre-se que essa tecnologia é o que faz sua loja virtual funcionar e, portanto, é imprescindível analisar a relação custo x benefício para identificar se o valor é justo ou não. Às vezes, é melhor investir um pouco mais agora para evitar problemas no futuro.

2 – Defina os objetivos do negócio

É preciso compreender os objetivos e o que deve possuir   em um comércio eletrônico. Muitos cometem o erro de simplesmente copiar um modelo de sucesso na espera de que dê o mesmo resultado. Não é bem assim: a solução que funcionou para seu conhecido pode não ser a mais indicada para o seu negócio. Quem está começando deve escolher uma plataforma intuitiva e que auxilie na gestão. Já os empresários mais consolidados no setor podem buscar tecnologias mais robustas para crescer.

3 – Descubra as funcionalidades e integrações

Antes de contratar um fornecedor, pesquise bastante sobre todas as funcionalidades e integrações que a tecnologia possui. O ideal é montar uma lista com todos os recursos que você espera da plataforma e comparar com diferentes marcas do mercado. Caso deseje experimentar e testar, você pode navegar em e-commerces que utilizem essa tecnologia ou ainda solicitar uma demonstração para conhecer ainda mais a interface do painel de controle e identificar se a solução atende suas necessidades.

4 – Conheça o suporte e apoio no pós-venda

A plataforma pode ter um preço acessível, atender seus objetivos e possuir inúmeras funcionalidades que auxiliam na gestão da loja virtual, mas sem o suporte técnico adequado dificilmente irá auxiliar no crescimento da sua empresa. Isso porque um bom atendimento no pós-venda ajuda a tirar dúvidas nos primeiros dias de implementação e, o mais importante, é preciso ter o apoio de profissionais especialistas quando acontecer algum problema com a tecnologia e o site ficar fora do ar, por exemplo.

5 – Leia o contrato de prestação de serviços

A regra é válida para todas as áreas e não apenas na aquisição de uma plataforma de e-commerce: leia atentamente com cuidado o contrato de prestação de serviços e só assine se estiver de acordo com todas as cláusulas. Ainda hoje é comum ver empresários que ficam presos a plataformas ruins porque não conseguem escapar das armadilhas de um contrato. Tudo o que foi acordado deve estar especificado. Assim, você estará amparado caso algum problema aconteça.

 

Fonte: https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/como-escolher-a-melhor-plataforma-de-e-commerce/