Qual é a importância que você dá à manutenção de sua loja virtual?

Por: Eric Cordeiro de Souza — em Dicas
Publicado em: 3 de outubro de 2017

Se seu site institucional fica 10 minutos fora do ar, existe perda no seu faturamento? E o que você diz de 20… 30… 45 minutos da sua loja virtual?

Em relação ao site institucional, para sermos justos, precisamos responder essa questão analisando os “dois lados da moeda”.

Por um lado uma interrupção não costuma trazer grandes prejuízos pois geralmente um site institucional apresenta apenas as informações básicas de uma empresa e não há qualquer possibilidade de uma compra online ou conversão. Por outro, essa falha pode sim trazer grandes prejuízos, pois imagine que naqueles 10 minutos, um grande possível comprador está em busca da sua empresa e ao acessar o site… NADA! Não a encontrou. E a chance de negócio? Zero!

Já em relação à loja virtual, que é desenvolvida para VENDER… 10 minutos offline nem precisamos dizer que seria um risco bem grande de perda no faturamento que faria com que muitos, com razão, perdessem o sono.

Imagine: você investe em marketing digital, comprando links patrocinados e planejando campanhas que possam ser retwittadas ou curtidas nas redes sociais. Espera o grande momento de trazer clientes para sua loja e aproveitar aquele momento para fazer grandes vendas e… Puf! Justamente naquela hora em que sua empresa teria um excelente resultado, sua loja virtual fica fora do ar, e gera um graaaande prejuízo.

É bem comum a ideia de que ao comprar uma loja virtual própria é necessário pagar somente a hospedagem do servidor. Porém, na verdade, se você deseja uma loja virtual eficiente, trabalhando 100%, 24h por dia a seu favor, é essencial que sejam realizadas manutenções periódicas nela. E mesmo que você ainda não acredite na importância da manutenção, abaixo listamos para você alguns dos principais motivos para realizar as manutenção na sua loja Magento.

1. Apesar do Magento ser uma plataforma estável, ele ainda sofre correções de segurança, que só podem ser aplicadas com a atualização. Atualizar o Magento não é o que se pode chamar de um processo simples e envolve riscos que só um profissional sabe atender

2. A utilização dos recursos do servidor é um dos pontos-chave na estabilidade do Magento Commerce. Se sua loja não estiver redondinha, ela pode começar a desperdiçar recursos e causar um esgotamento antes do tempo. Da mesma forma, se ela está cada vez mais consumindo recursos que possam causar uma parada, é preciso agir antes que isso aconteça

3. Tanto o Magento com o próprio servidor geram vários logs que podem montar um filme com a história do funcionamento da sua loja. É importante monitorá-los e ver onde estão os erros potenciais e possíveis necessidades de correções e melhorias

4. O Magento possui muitos recursos que são poucos explorados pelos lojistas e tem uma curva de aprendizado um tanto “robusta”. Então, é de extrema importância ter um profissional que possa lhe tirar as dúvidas, seja por telefone, e-mail, chat ou atendimento via ticket?

Hoje no Brasil existem poucas empresas que oferecem esse tipo de manutenção. A Codecia oferece o melhor serviço em manutenção de loja virtual Magento do Brasil combinado com uma configuração de servidor otimizado exclusivamente para Magento. Então não perca mais dinheiro, clique aqui e faça um orçamento de manutenção de loja Magento sem compromisso.