Um Guia de Marketing para E-Commerce

Por: Andréia de Souza Cristofani — em Dicas
Publicado em: 8 de outubro de 2018

Você inventou um conceito para uma loja on-line e deu-lhe um nome. Então, você descobriu como armazenaria seu estoque. Em seguida, você criou um site para exibir sua linha de produtos para o mundo.

Mas onde estão todos os clientes?

Mesmo depois de fazer todo esse esforço, simplesmente não há garantias de que os compradores on-line realmente visitarão sua loja de comércio eletrônico . O comércio eletrônico é um mercado competitivo. Sua loja deve competir com gigantes e lojas especializadas. Tornar os clientes conscientes de sua loja e transmitir seu valor requer habilidade.

Com isso dito, aqui está um guia de marketing para e-commerce.

Defina seus objetivos de marketing

Os proprietários devem manter os objetivos gerais e específicos em mente – e comercializar de acordo. Assim, é importante entender a resposta para a pergunta: o que é um negócio de e-commerce ?

Em sua forma mais básica, o comércio eletrônico está comprando e vendendo produtos pela Internet. Assim, o objetivo principal do comércio eletrônico é ganhar conversões. Mas, antes que isso ocorra, seu site precisa de tráfego. O aumento do tráfego do website é uma das principais funcionalidades do marketing de comércio eletrônico – e não apenas qualquer tráfego, mas o tráfego segmentado de consumidores com maior probabilidade de querer seus produtos.

Outra meta menos concreta do marketing de comércio eletrônico é aumentar a notoriedade da marca. Nem toda mensagem de marketing terá como objetivo gerar tráfego ou conversões; alguns servem ao propósito de conscientizar usuários on-line sobre sua loja e seu valor potencial para eles.

Qualquer empreendimento de marketing de comércio eletrônico, seja para gerar tráfego e conversões ou aumentar o reconhecimento da marca , deve incorporar os objetivos da SMART:

  • Específicos : os objetivos de marketing devem ser detalhados o suficiente para abordar os problemas e as oportunidades que sua loja de comércio eletrônico enfrenta.
  • Mensurável : os objetivos devem ser mensuráveis ​​qualitativa ou quantitativamente para que você possa criar e rastrear métricas de marketing.
  • Acionável : os objetivos devem sempre visar melhorar o desempenho de alguma forma.
  • Relevante : verifique se seus objetivos de marketing são realmente aplicáveis ​​aos desafios que você está enfrentando.
  • Tempo limite : é importante aplicar períodos de tempo a cada esforço de marketing para que você possa medir seu desempenho de acordo.

Utilize os canais de marketing de forma eficaz

Em vez de uma abordagem única de marketing para comércio eletrônico, a natureza e o escopo exato de suas campanhas dependerão de muitos fatores. Isso inclui o que você vende, o tamanho da sua loja e as preferências do seu cliente-alvo. Por isso, vale a pena explorar uma variedade de canais de marketing, pois cada um tem vantagens e desvantagens distintas.

E-mail marketing tende a ser rentável, respondendo por quase um quarto das vendas de e-commerce. Essa estratégia permite que os comerciantes enviem ofertas promocionais e lembretes diretamente para as caixas de entrada dos clientes. No entanto, esteja avisado: é fácil para os destinatários excluir emails genéricos. Concentre-se na personalização de linhas de assunto e conteúdo do corpo para obter melhores resultados.

As plataformas de mídia social permitem que os profissionais de marketing adotem uma abordagem versátil para adquirir e envolver usuários on-line . Como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo, a mídia social se torna um fórum para compartilhar conteúdo com os seguidores de sua empresa. É importante compartilhar conteúdo realmente genuinamente apimentado com mensagens promocionais de bom gosto – caso contrário, seus seguidores podem ficar fatigados e deixar de seguir.

Por fim, o redirecionamento permite que você recapture “os que escaparam” ao veicular anúncios segmentados, incentivando-os a voltar ao seu site. A chave é mostrar às pessoas o que elas ganham fazendo uma compra em sua loja.

Esta é apenas a ponta do iceberg quando se trata de marketing para e-commerce. Acima de tudo, é importante definir metas para suas campanhas para que você possa avaliar seu sucesso. Em seguida, adote uma abordagem criativa em vários canais para ver quais causam impacto nos resultados finais.

Fonte: https://www.influencive.com/a-guide-to-marketing-for-e-commerce/