As novas tecnologias que devem impactar o e-commerce

Por: Andréia de Souza Cristofani — em Notícias sobre e-commerce
Publicado em: 20 de fevereiro de 2019

Todo ano surge uma nova tendência ou nova tecnologia no mercado, impactando a forma como você vende seus produtos ou posiciona a sua loja virtual. São novidades que mudam completamente a experiência de compra do consumidor no ambiente online, fazendo com que esse cliente venha a consumir mais. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se que o faturamento das vendas no setor chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% em comparação a 2018.

Esse aumento nas vendas deve alavancar o setor e movimentar ainda mais a economia do país. Dessa forma, quem quiser aproveitar e surfar nessa onda precisa estar atento as novidades e oferecer inovações para seus usuários. Na minha opinião essas novas tendências vão facilitar a vida do cliente na hora da compra, além de proporcionar uma experiência diferenciada do mercado tradicional. Por isso, separei abaixo algumas novidades que devem impactar o e-commerce nos próximos anos:

Realidade Aumentada (AR) – Alguns marketplaces já utilizam dessa tecnologia para atrair os seus clientes e oferecer uma nova experiência de compra. Site como os de turismo, segmentos imobiliários ou empreendimentos comerciais já estão aproveitando dessa tendência. Com a realidade aumentada o seu consumidor pode experimentar como seria se ele tivesse “adquirido” aquele produto, sem precisar estar lá;

Chatbots – Essa tecnologia já vem sendo usada por grandes marcas, propondo uma qualidade maior para o atendimento. Com os chatboats, por exemplo, os clientes conseguem sanar suas dúvidas sobre produtos ou informações sobre suas compras de forma rápida, fácil e mais natural possível. A cada pergunta e resposta, sua base de dados é alimentada com novas informações, gerando assim um leque de respostas maior para futuras perguntas;

Blockchain – A tecnologia de blockchain vai trazer para o consumidor e para o lojista uma confiança e transparência maior quando falamos de informações e dados. Por meio dele, é possível aumentar a eficiência nas operações, diminuindo custos para as empresas e o tempo gasto nas transações. Por ser uma tecnologia nova, as empresas que implementarem essa solução em suas lojas irá precisar se preparar para investir em plataformas completas e disruptivas;

Pedidos por voz – Quem aqui nunca fez uma pergunta para a Siri ou para o Google? Agora imagine poder fazer o seu pedido em alguma loja virtual por meio do comando de voz. Isso já é possível! Nos Estados Unidos, por exemplo, empresas como o Uber e a rede de franquia Domino’s já aceitam solicitações por comando de voz. Aqui no Brasil essa tecnologia ainda está sendo implementada, mas é provável que em breve se torne realidade.

Os pedidos por comando de voz vão trazer uma agilidade e facilidade na hora de comprar seus produtos. Imagina em datas comerciais, como a Black Friday, em que o volume de vendas é muito grande, essa tecnologia irá possibilitar você realizar suas compras de forma rápida e segura;

M-commerce – De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil terminou o mês de outubro/18 com mais de 233,3 milhões de celulares ativos. Esses números comprovam que estamos cada vez mais conectados aos smartphones e o quanto isso influencia as vendas online. Durante a Black Friday, uma das maiores datas do cenário internacional, o acesso as lojas virtuais por meio dos dispositivos móveis superaram os 90% em vários momentos do dia. Em um dia comum, por exemplo, os números são de 50% a 80%, variando bastante de acordo com a hora do dia.

Grandes empresas já entenderam o que essa experiência de consumo pode trazer e que a proximidade na palma da mão de seus clientes é importante para uma fidelização. Alguns marketplaces já possuem seu próprio aplicativo como o Magazine Luiza, Americanas, Submarino, entre outros.

Para finalizar, podemos ver que as novas tecnologias chegam para somar e trazer muitos benefícios aos lojistas e consumidores. São soluções inovadoras que algum tempo atrás estavam fora da nossa realidade, mas que hoje em dia já podemos desfrutar delas e aceitar que são grandes aliadas aos negócios. Por isso, devemos ficar sempre de olhos bem abertos no que a tecnologia do futuro pode nos proporcionar. Nós só temos a ganhar, seja você lojista ou consumidor!

Fonte: https://ecommercenews.com.br/artigos/tendencias-artigos/as-novas-tecnologias-que-devem-impactar-o-e-commerce/