Benefícios do web mobile para o e-commerce

Por: Andréia de Souza Cristofani — em Notícias sobre e-commerce
Publicado em: 8 de fevereiro de 2019

Você acha que está dando o devido valor a versão mobile do seu e-commerce? Basta uma pesquisa rápida sobre o assunto e você verá que a tendência mundial é o aumento exponencial no número de acessos à internet através dos dispositivos móveis. Isso significa que, se sua loja virtual não está preparada para isso, ela perderá visibilidade e deixará de atrair clientes. Para saber quais são as vantagens de se investir em uma web mobile, continue lendo esse artigo.

Dispositivos móveis são responsáveis por mais de 1/4 das vendas

Dados da 38ª Edição do Relatório WebShoppers (referente ao primeiro semestre de 2018) mostram que, mesmo diante da situação econômica do país, o comércio eletrônico tem bastante destaque no mercado nacional: foram 54,4 milhões de pedidos, resultando em um faturamento de R$23,6 bilhões.

Dos valores totais citados ali em cima, 17,4 milhões de pedidos foram realizados através de smartphones e tablets, correspondendo a 32% do valor total, e o faturamento foi de R$6,7 bilhões, ou seja, responsável por 28,4% do faturamento total.

Quando comparado ao mesmo período de 2017, que o faturamento do mobile commerce foi de R$5,2 bilhões e foram 12,4 milhões de pedidos, podemos ver que houve uma variação positiva de 30% e 41%, respectivamente – crescimento bastante acentuado!

Melhoria na experiência do usuário (UX)

É extremamente frustrante acessar uma página que não está adaptada aos dispositivos móveis, não é?! Ela fica inteira desconfigurada, com botões fora do lugar, textos desalinhados e miúdos, enfim, a navegação torna-se algo desagradável (para não dizer impossível).

Se o usuário se depara com esse obstáculo, ele certamente abandonará a compra, justamente porque causar uma sensação ruim. É bastante lógico que se ele não se sente confortável e seguro em um ambiente, ele sairá rapidamente do local, deixando de consumir em sua loja virtual.

Justamente para impedir que isso aconteça, oferecer uma experiência positiva ao seu potencial cliente, passar credibilidade e proporcionar um sentimento de segurança que sua empresa deve investir em uma versão exclusiva para mobile, pensada e otimizada para tornar a experiência mais agradável, com boa usabilidade, design exclusivo e melhor performance (carregamento mais rápido das páginas).

Consequentemente, atrair maior fluxo de visitantes, através da visibilidade provocada pelo melhor rankeamento da sua loja (SEO), o que causará impacto também no aumento da taxa de conversão de vendas.

Melhor posicionamento nas buscas orgânicas

Como mencionado acima, o outro ponto que irá ajudar muito é o SEO (otimização para mecanismos de busca), que tem como objetivo ajudar o seu e-commerce a alcançar os primeiros lugares do rankeamento, através de um conjunto de técnicas e estratégias que ajudarão a aumentar os acessos e a autoridade.

Divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) contemplou o tema sobre “Acesso à internet e a televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2017” e mostrou que o aumento no número de acessos à internet através de dispositivos móveis é inversamente proporcional aos acessos através de desktop – além disso, o primeiro já ultrapassou (e muito) o segundo.

Segundo a pesquisa, 69,9% das pessoas utilizam a internet em qualquer lugar (valor 5,2% maior que no ano anterior). Quanto aos equipamentos utilizados para acessar a internet, 97% são realizados através de dispositivos móveis (em 2016, eram 94,6%), em compensação, no ano de 2016, 63,7% dos acessos eram feitos através de microcomputador, no ano seguinte, o valor diminuiu para 56,6%.

É visível que houve uma mudança no comportamento dos usuários brasileiros – mas isso foi uma transformação a nível mundial! Não é à toa que o Google atualizou seus algoritmos e alterou os critérios para rankeamento, favorecendo aqueles que possuem uma versão mobile da sua plataforma.

Essa alteração foi chamada de Mobile First Index e significa que, agora, a versão mobile é considerada como a principal versão quando se trata de indexação (rankeamento). Veja, não é algo exclusivo, mas é primordial. Isso significa que a versão desktop continua sendo indexada, mas não é mais considerada o critério principal (se você só possui a versão desktop, poderá ser prejudicado, perdendo colocações).

Portanto, investir em uma plataforma mobile para e-commerce é importante para conseguir melhores posições nos sites de buscas, ter mais visibilidade, passar credibilidade e segurança e, assim, conquistar cada vez mais clientes, aumentando as taxas de conversão de venda da sua loja virtual.

Conclusão

Os valores mostrados são bastante expressivos e apontam como a união da popularização dos smartphones com o acesso mais facilitado à internet têm influenciado no comportamento de compra dos brasileiros. Dessa forma, podemos ver que o m-commerce é o presente e as empresas precisam encarar essa realidade de frente.

Ao criar estratégias para seu e-commerce, não menospreze o modo de acesso às páginas através de dispositivos móveis, assim, você não fechará portar para muitos potenciais clientes. Se a sua loja online não possui web mobile, ele terá cada vez menos relevância em sites de busca, perderá visibilidade e tráfego – e nós temos certeza que definitivamente não é isso o que você espera para a sua empresa, certo?!

Portanto, invista em um ambiente próprio para mobile, pensado e otimizado para proporcionar a melhor experiência de compra ao usuário. Dessa forma, você conquistará cada vez mais cliente, mais visibilidade e, consequentemente, aumentará suas taxas de conversão.

Fonte:  https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/beneficios-do-web-mobile-para-o-e-commerce/