Como se preparar para as mudanças nas tendências do comércio eletrônico

Por: Andréia de Souza Cristofani — em Notícias sobre e-commerce
Publicado em: 5 de outubro de 2018

Ao longo dos anos, as tendências do comércio eletrônico dominaram o setor on-line. Algumas das tendências do comércio eletrônico mudaram a cara da indústria e não podem ser facilmente eliminadas. É por isso que muitos sites e empresas de comércio eletrônico precisam seguir essas tendências e se manter atualizados com a tecnologia em evolução, a fim de manter os clientes felizes e construir relacionamentos mais longos. Abaixo está a lista das 7 principais tendências em e-commerce que não podem ser facilmente ignoradas.

1. Construção da comunidade e engajamento do cliente

A construção e o engajamento de clientes tem sido uma das tendências de comércio eletrônico mais relevantes . As demandas dos consumidores estão aumentando a cada dia devido ao avanço da tecnologia em todo o mundo. Quando os clientes não conseguem encontrar o que procuram no seu site, procuram outras fontes. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Retail Drive, mais de 65% dos consumidores fazem suas pesquisas on-line dos produtos antes de comprá-los. Isso mostra que as experiências de usuário on-line são a chave para mais vendas. Seu site de comércio eletrônico, portanto, deve ser amigável para você ter mais vendas.

A construção da comunidade é significativa, pois seus clientes atuais gastarão mais em sua loja de comércio eletrônico on-line e também trarão outros clientes se estiverem satisfeitos com seus produtos e serviços. Melhor envolvimento do cliente também melhora a primeira impressão dos usuários do seu site de comércio eletrônico.

2. Automação de marketing

A maioria dos participantes do setor de comércio eletrônico percebeu que a automação de marketing ajuda a reduzir seus custos operacionais e manter um bom relacionamento com seus clientes. A automação de marketing serve para construir um melhor relacionamento com os clientes com sua loja de comércio eletrônico. Isso pode ser feito de várias formas, incluindo marketing por e-mail. No programa, você também pode incluir ofertas e descontos , cupons e muitos brindes que ajudarão seus clientes a se sentirem parte de sua empresa. A AI ajuda monitorando o que os clientes estão procurando no site e personalizando ofertas e descontos com base em suas demandas. Da mesma forma, os bônus de fidelidade também devem ser incluídos para clientes de longa data e para aqueles que realizaram inúmeras compras no seu site de comércio eletrônico.

3. soluções de pagamento universal

A maioria dos sites de comércio eletrônico está adotando várias soluções de pagamento on-line. Por exemplo, o site Amazon eCommerce abrange formas de pagamento, incluindo cartões de crédito e cartões de débito. O site aceita cartões de crédito diferentes quando um está pagando. Um relatório feito pelo e-marketer em 2014 mostrou que os EUA foram o país líder em marketing de e-commerce, responsável por 55% de todas as vendas no mercado global. Os clientes que pagam on-line pelos seus produtos querem pagar por eles através de várias opções de pagamento que preferem. Ter várias opções de pagamento irá melhorar a experiência geral do usuário e atrair mais para sua loja online .

4. Comércio Eletrônico Móvel

Mobile eCommerce tem vindo a aumentar desde a introdução de smartphones. Anteriormente, o desktop eCommerce era o mais popular, mas com a introdução de smartphones, a maioria das pessoas recorreram a ele. A execução de um site de comércio eletrônico sem atender aos usuários de dispositivos móveis é como ignorar a maioria de seus clientes. De acordo com estimativas de marketing em 2017, as vendas de comércio eletrônico no varejo atingiram US $ 2,3 trilhões . A participação móvel foi de US $ 1,4 trilhão, o que representa 58,9% do total de vendas. Isso mostra que o comércio eletrônico móvel é o pilar das lojas de comércio eletrônico.

5. Marketing de mídia social

A maioria dos sites de comércio eletrônico que popularizam seus serviços recorreram ao uso de mídia social. Segundo as estatísticas, 2,46 bilhões de pessoas no mundo estão nas mídias sociais. Além disso, 71% dos usuários da Internet estão presentes em sites de mídia social. O marketing de mídia social é, portanto, um ator fundamental na popularização das lojas de comércio eletrônico. Os sites de e-commerce geralmente são popularizados por meio de aplicativos de mídia social, como o Facebook e o Twitter.

6. Aplicação de Inteligência Artificial

A inteligência artificial está revolucionando as experiências pessoais de compra de clientes em sites de comércio eletrônico. O aprendizado de máquina mudou a face do setor online . A AI ajuda os clientes fornecendo-lhes produtos mais personalizados. O conceito é por meio do qual quando um cliente escolhe um determinado produto, a máquina aprende através da IA ​​e, mais tarde, quando está procurando outros produtos, seus resultados são personalizados com base em suas escolhas anteriores de produtos. Isso resultou em melhor experiência do cliente e menos tempo gasto pelos clientes na pesquisa de produtos.

7. Marketing de Influenciadores

O marketing de influência é o tipo de marketing em que os sites de comércio eletrônico focam em personalidades com influência sobre os compradores, em vez de todo o público-alvo. Influenciadores podem ser qualquer um e geralmente são personalidades que comandam muitos seguidores nas mídias sociais e na web. Os influenciadores são selecionados com cuidado e a maioria das empresas prefere pessoas que levaram mais tempo construindo a si mesmas e sua reputação. Os sites de e-commerce, ao usar essa tendência, assumem que esses influenciadores influenciam as decisões dos compradores, incluindo a escolha de suas marcas favoritas. É realizado de várias maneiras, incluindo o apoio de celebridades. Os resultados dessas campanhas geralmente melhoram o reconhecimento da marca e aumentam a confiança dos consumidores nos produtos.

As tendências do comércio eletrônico estão mudando com o tempo. Espera-se que novas tendências sejam introduzidas ao longo do tempo. Certifique-se de estar atento a outras novas tendências no setor de comércio eletrônico.

Fonte: https://www.techgenyz.com/2018/10/05/changing-ecommerce-trends/