Problemas comuns enfrentados pelo operador de comércio eletrônico ao deduzir a TCS

Por: Andréia de Souza Cristofani — em Notícias sobre e-commerce
Publicado em: 16 de novembro de 2018

Os operadores de comércio eletrônico e os vendedores que fornecem bens e / ou serviços através de plataformas on-line estão enfrentando vários problemas de procedimento no primeiro mês de aplicação da TCS.

As disposições do imposto recolhido na fonte ( TCS ) ao abrigo da lei relativa ao imposto sobre bens e serviços ( GST ) entraram em vigor a partir de 1 de outubro de 2018. As disposições do TCS obtiveram um sinal verde após terem sido diferidas pelo menos três vezes desde a implementação do GST. Os operadores de comércio eletrônico e os vendedores que fornecem bens e / ou serviços através de plataformas on-line estão enfrentando vários problemas de procedimento no primeiro mês de aplicação da TCS.

Vejamos alguns dos desafios comuns enfrentados pelos operadores de comércio eletrônico ao aplicar as disposições do TCS e entender como eles podem ser resolvidos.

Quando o TCS deve ser coletado:Operadores de comércio eletrônico estão muito confusos sobre a coleção de TCS. Quando coletar TCS, quando depositar TCS no crédito para o governo, são em grande parte as principais preocupações. A TCS deve ser coletada quando o fornecimento é feito por meio do operador de comércio eletrônico. Independentemente da cobrança real da contraprestação, os TCS serão cobrados no mês de fornecimento de tais bens e / ou serviços. Por exemplo, se o fornecimento tiver ocorrido através do operador de comércio eletrónico em 15 de outubro de 2018, mas a contrapartida pelo mesmo tiver sido recebida em 6 de novembro de 2018, a TCS sobre esse fornecimento será recolhida e comunicada na declaração de retorno do mês de Outubro de 2018.

As preocupações de registro:Outra questão comum que os operadores de e-commerce enfrentam é a dos requisitos de registro sob as provisões da TCS. Ele exige que os operadores de comércio eletrônico obtenham registros separados para o TCS, independentemente de já estarem registrados no GST ou não. O registro para TCS é obrigatório em cada estado / UT, pois a coleta de TCS é obrigatória nos fornecimentos intraestaduais e interestaduais. Os operadores de e-commerce estão em dúvida sobre se registrar em estados onde não têm presença física. Para eliminar essa ambigüidade, os operadores podem declarar a sede como seu local de trabalho para obtenção de registro naquele Estado / UT, onde não há presença física.

Algumas operadoras estrangeiras de e-commerce, que não têm um local de negócios na Índia, mas têm fornecedores e clientes na Índia, estão preocupadas com a aplicabilidade das regras de registro da TCS. Para simplificar, os operadores estrangeiros de e-commerce terão que nomear agentes para coletar TCS e depositá-los no governo. Os agentes terão que se registrar obrigatoriamente separadamente sob as provisões da TCS.

Valor pelo qual os SCT devem ser deduzidos: Outro motivo de preocupação para os operadores de e-commerce é o valor do fornecimento tributável no qual o SCT será deduzido. Existem alguns casos em que estes cálculos relativos ao valor do fornecimento tributável não são claros.

uma. O retorno de vendas é mais do que as vendas em um período específico;

b.E se o vendedor coletar diretamente a consideração dos consumidores e não do operador de comércio eletrônico?

c. O fornecimento dos bens e / ou serviços isentos, juntamente com os fornecimentos tributáveis;

Uma solução rápida para as consultas mencionadas é a seguinte:

a. Os operadores de comércio eletrônico não precisam declarar o valor negativo quando os retornos são maiores do que os suprimentos em um período específico. Não haverá impacto do mesmo nos períodos fiscais futuros.

b. Se um vendedor coletar diretamente a consideração do consumidor pelo fornecimento por meio de uma plataforma on-line, o operador de comércio eletrônico que fornece a plataforma poderá deduzir a TCS sobre o valor líquido dos suprimentos durante um determinado período fiscal.

c.A TCS será cobrada sobre o valor líquido dos fornecimentos tributáveis. O valor dos bens e / ou serviços isentos será deduzido do valor total dos fornecimentos e os TCS serão cobrados pelos operadores de comércio eletrônico.

Garantindo a reconciliação adequada com os vendedores:Por último, a reconciliação do valor dos fornecimentos tributáveis ​​e do imposto sobre os vendedores é uma das principais preocupações dos operadores de comércio eletrónico. Combinar os dados da fatura com os dos fornecedores e deduzir o TCS apropriado está se mostrando difícil na fase introdutória desta provisão. As incompatibilidades serão majoritariamente devidas a múltiplas transações que ocorrem com um determinado fornecedor e a uma falha de comunicação entre o operador de comércio eletrônico e o vendedor. Isso aumentou a carga de conformidade das operadoras, fornecendo uma plataforma on-line para os vendedores, o que, sem dúvida, afetou o tempo e os recursos monetários. Espera-se que os operadores possam lidar com o desafio de reconciliar os dados da TCS no futuro próximo.

Em um esforço para livrar as disposições da TCS de suas ambigüidades, a CBIC tem emitido continuamente FAQs em seu portal para operadores de comércio eletrônico. Espero que, à medida que o tempo avance, os operadores de e-commerce sejam capazes de cumprir com essas cláusulas sem problemas.

(Este artigo foi escrito pelo Sr. Archit Gupta, fundador e CEO da ClearTax. )

Fonte: https://retail.economictimes.indiatimes.com/news/industry/common-issues-faced-by-e-commerce-operator-in-deducting-tcs/66653643