O que é NCM?

Por: Andréia de Souza Cristofani — em Dicas
Publicado em: 12 de junho de 2019

NCM significa  Nomenclatura Comum do Mercosul é um código de oito dígitos que ajuda a identificar a natureza dos produtos fabricados no Brasil e os produtos importados definido pelo governo brasileiro.

Entenda como a posição de cada dígito e sua representação:

CAPÍTULO: identifica as características do produto;

POSIÇÃOSão um desdobramento da característica da mercadoria identificada no Capítulo, o que permite melhor caracterização e identificação do produto;

SUB POSIÇÃOtambém são um desdobramento da característica da mercadoria identificada no Capítulo. Isso garante uma identificação própria e bastante específica a respeito do item que está sendo classificado;

ITEMclassificação do produto no Mercosul;

SUB ITEMclassificação e descrição mais completa da mercadoria.

 

Por que preciso te-lo nos meus produtos?

Esse código está diretamente ligado co a alíquota IP e o imposto de importação de mercadorias. A correta identificação da NCM permite que a empresa efetue o recolhimento de impostos respeitando a legislação tributária.

Por isso é tão importante que esse código exista no cadastro de seu produto e seja preenchido ao emitir uma nota fiscal. Além disso, para vender em Marketplaces ou anunciar em comparadores de preços, como Google Shopping, você  precisará preencher essas informações.

Conclusão:

O NCM tem uma importante função para tributação do produto, para evitar problemas na emissão de notas fiscais é muito importante preencher o código do cadastro do produto na sua loja.