Loja Magento sem erros

Por: Andréia de Souza Cristofani — em Dicas
Publicado em: 12 de junho de 2020

O Magento é uma plataforma conhecida por sua flexibilidade e robustez, o que algumas vezes pode trazer trazer alguns desafios.

Veja abaixo a lista de alguns erros comuns mas que poderiam ser evitados e que impactam totalmente no desempenho de uma loja Magento.

1- Patches de segurança

O patch é um arquivo que atualiza partes do sistema que tem por objetivo quase sempre corrigir falhas de segurança.

Esses patches são disponibilizados  gratuitamente pela plataforma para todos os usuários de todas as versões do Magento.

Por ser a maior plataforma de código aberto do mundo, torna o Magento bastante visada nos mais diferentes tipos de ataques. Por isso a necessidade da atualização dos patches para evitar “dores de cabeça” não somente para você, como também para seus clientes no caso de comprometimento de dados.

As falhas principais existentes hoje comprometem a área administrativa da loja com inserção de scripts maliciosos.

Fique atento, sempre observe se a sua loja está com todos os patches de segurança instalados, se não tiver instale-os e evite complicações.

2- Hospedagem de baixo custo ou compartilhada

Outro grande erro que pode levar ao fracasso o sonho de ter sua loja virtual é usar uma hospedagem de baixo custo e não especializada em Magento.

Quando se opta por uma hospedagem de baixo custo e/ou compartilhada, provavelmente sua loja não atenderá as expectativas de seus clientes podendo sua loja vir a ficar fora do ar nos mementos de pico e, como consequência, você perderá vendas e clientes. Além disso uma hospedagem não especializada e sem suporte, poderá te deixar na mão por exemplo, na Black Friday.

É preciso levar em conta que o Magento não é um sistema leve e seus requisitos de hospedagem vão muito além de MySQL e PHP.

3- Não disponibilizar ambientes para a realização de testes

Muitos lojistas ficam com suas lojas fora do ar após realizarem testes, modificações ou simplesmente instalarem um módulo.

Esse ambiente que devem ser idêntico ao ambiente real, proporciona segurança na instalação, testes e principalmente nas implementações complexas que poderiam deixar a loja incapacitada por um  longo período de tempo gerando perdas, muitas vezes irreversíveis para o lojista.

4- Não possuir controle de versão

O controle de versão  permite que qualquer alteração realizada seja rastreada e identificada nos arquivos da loja.

A utilização de controle de versão para a segurança da loja é essencial, pois caso tenha algum de seus arquivos afetados, com o sistema de versão isso pode ser facilmente identificado.

5- Alterar arquivos do Core do Magento

O Magento é uma plataforma muito flexível onde podem ser inseridos componentes e módulos que adicionam ou modificam funcionalidades existentes.

No entanto, sem a falta de conhecimento adequado ou desenvolvimento correto, pessoas podem vir a alterar  arquivos diretamente no núcleo da plataforma gerando algumas consequências como:

  • impedimento de aplicação dos patches de segurança;
  • dificuldade ou mesmo tornar impossível a atualização do Magento, que tem como finalidade novos recursos e correções;
  • tornar disfuncional módulos e extensões;
  • aumento de custo para novos desenvolvimentos, uma vez que desenvolvedores terão vasculhar e muitas vezes corrigir possíveis erros decorrentes dessas alterações sempre que forem fazer uma implementação.

Quase sempre esses erros não vem do lojista e sim, de empresas que não dispõe de conhecimento específico tanto na plataforma quanto no core do Magento para que assim, possam realizar alterações com segurança sem comprometer a loja e as funcionalidades nela existentes.

Por isso é de extrema importância contratar um serviço que seja especializado desde a hospedagem da sua loja Magento até em oferecer suporte necessário nas horas críticas para que, nem você e nem seu cliente fiquem na mão!

A Codecia,  entende a necessidade da sua loja e traz serviços que são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e desempenho de sua loja virtual dentro da plataforma Magento.

A Codecia conta com uma equipe de desenvolvedores totalmente capacitados e de profundo conhecimento no core e nas boas práticas de desenvolvimento para Magento garantindo assim, que suas futuras implementações sejam realizadas de forma correta sem prejudicar as funcionalidades já existentes em sua loja.

Temos um serviço de suporte que está sempre pronto para esclarecer suas dúvidas e ajudar você a utilizar as funcionalidades disponíveis pela plataforma com mais segurança  e, é claro, disponibilizamos de um serviço de hospedagem totalmente otimizado para Magento que garante mais estabilidade e velocidade para que seu cliente possa navegar com mais fluidez e assim, poder desfrutar de todos os recursos que sua loja Magento pode oferecer.

Entre em contato com a Codecia e se informe desses e outros serviços que dispomos para você e é claro, sua loja Magento 🙂