Está aberta a caça aos descontos da Black Friday 2018

Por: Andréia de Souza Cristofani — em Notícias sobre e-commerce
Publicado em: 21 de novembro de 2018

A etapa final do ano é repleta de oportunidades para gastar, mas também para economizar. Afinal, aproveitando os descontos, você leva mais pagando menos. E nesse período, temos uma data específica onde as promoções mais agressivas acontecem na internet: a Black Friday.

A internet é um fenômeno que veio para ficar. Essa conexão está revolucionando a vida no mundo, transformando hábitos e criando inúmeras oportunidades para empreender, aprender, economizar… E quando se fala em economizar na internet, provavelmente a Black Friday foi uma das primeiras coisas que veio à sua mente. Mas nem sempre foi assim.

Até 2010, a Black Friday era desconhecida no Brasil, e ano após ano, foi se consolidando e ganhando popularidade, como podemos constatar no gráfico a seguir. Comparando o faturamento de 2011 com 2017, podemos ver que ele se multiplicou 21 vezes, passando de R$ 100 milhões para 2,1 bilhões de reais nas lojas virtuais brasileiras.

 

Para 2018, a previsão da Ebit/Nielsen é que a Black Friday atinja um faturamento de R$ 2,43 bilhões, que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. A estimativa é contar com um aumento de 6,4% no número de pedidos, passando de 4 milhões de compras online.

A expectativa é que a Black Friday marque o início da recuperação da economia nacional para o varejo, pois em 2018 as lojas sofreram bastante com eventos que travaram as vendas: além da continuidade da crise, tivemos a greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo e Eleições.

Segundo levantamento da SPC Brasil, 58% dos consumidores pretendem fazer compras durante a próxima Black Friday, o que representa 18 pontos percentuais a mais que 2017. Para termos ideia do que esse número representa, nos Estados Unidos (onde essa data surgiu e tem muita tradição até hoje), 50% dos americanos pretendem comprar durante a Black Friday, segundo dados da Federação Nacional Varejista (NRF).

Alguns dados interessantes sobre o Universo Digital

Think With Google consolidou algumas informações e chegou à conclusão que atualmente quase metade das pessoas com acesso à internet são e-shoppers, ou seja, elas já compram online. O número de internautas no Brasil saiu de 85 milhões em 2012 para mais de 130 milhões em 2018, um crescimento de 52,9%, e o número de pessoas que compram online saiu de 30 milhões para 60 milhões nesse mesmo período, crescimento de 100%!

O crescimento do acesso à internet via mobile impressiona. Segundo informações da Anatel, em junho/2018 no Brasil tínhamos 235 milhões de linhas de telefonia móvel cadastradas, sendo que 118 milhões (50% delas) possuem contrato de internet móvel 4G. Tínhamos ainda 72 milhões de linhas com

acesso à tecnologia 3G, e 27 milhões com 2G. Lembrando que a população brasileira estimada em agosto/2018 era de 208 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE.

Mais dados sobre o crescimento da Black Friday no e-commerce Brasileiro

Segundo informações apuradas pelo Think With Google, em 2014 apenas 27% das pessoas sabiam o que era a Black Friday no Brasil. Em 2018, uma pesquisa mostrou que 99,5% das pessoas já sabem o que é essa data. Um crescimento exponencial, que se traduz em ótimas expectativas para a próxima Black Friday, dia 23 de novembro de 2018.

Sabendo disso, todas as lojas, principalmente as virtuais, irão preparar grandes promoções com ótimas ofertas. É uma ganha-ganha onde as lojas vendem mais e o consumidor compra mais, aproveitando grandes descontos.

Jornada de Compra na Black Friday

Produtos mais caros teoricamente tem descontos maiores, mas na prática nem sempre é assim. Entretanto, qualquer desconto em cima de um produto de alto valor acaba sendo atrativo. Como a Black Friday é uma data onde não se tem a tradição de dar presentes, é muito comum a compra de produtos que são um presente para si mesmo e para a sua casa. Isso explica a alta procura por itens de ticket médio maior na Black Friday.

E final de ano também entra uma grana extra, de 13º salário, férias… E com esse sentimento de “eu mereço”, a compra desses produtos de valor agregado na Black Friday acontece de forma mais planejada. Assim sendo, o processo de compra inicia-se muito antes da sexta-feira derradeira.

Segundo dados de uma pesquisa da Provokers Brasil, apenas 6% das pessoas não pesquisam antes de comprar na Black Friday. Entre os que pesquisam, 20% iniciam o processo vários meses antes, 26% um mês antes, 14% quinze dias antes, 22% nos dias que antecedem a Black Friday, e 18% pesquisam na própria Black Friday.

Black Friday Omnichannel

O conceito de integrar as operações físicas e virtuais está sendo bem-sucedido no Brasil. Muito mais do que um diferencial, isso acaba sendo uma necessidade para as lojas atenderem um consumidor cada vez mais exigente.

Essa mesma pesquisa da Provekers mostrou que 82% das pessoas fizeram compra online, e 38% também fizeram compra off-line. Ou seja, além de ter ainda o consumidor que prefere apenas comprar nas lojas físicas, seja por medo de fraudes, insegurança, custo do frete… tem quem compre nos dois lugares.

A compra na loja física pode ser vista como um complemento da compra virtual. Uma curiosidade, durante a Black Friday, as navegações no Waze para endereços de varejistas aumentaram 49% em 2017.

Quais são as categorias de produtos mais vendidas na Black Friday?

Detalhamos a seguir as categorias mais vendidas na última Black Friday, separando em 2 rankings: por volume (quantidade) e por faturamento (valor R$), segundo as medições da Ebit/Nielsen na última Black Friday. Veja o ranking das principais categorias vendidas:

Ordenado por volume:

Eletrodomésticos: 16% do total Moda e Acessórios: 12% do total Telefonia: 12% do total

Perfumaria/Cosméticos/Saúde: 10% do total Casa e Decoração: 9% do total

Ordenado por faturamento:

Eletrodomésticos: 23% do total Telefonia: 21% do total Eletrônicos: 17% do total Informática: 10% do total

Casa e Decoração: 6% do total

Quais são as reclamações mais feitas pelos clientes durante a Black Friday

Segundo o Reclame Aqui, os principais motivos das reclamações dos clientes são Propaganda enganosa, Problemas para finalizar a compra e Divergência de valores.

No pós Black Friday a principal reclamação é referente aos atrasos na entrega e produtos não recebidos. Os produtos que mais recebem reclamações são Celulares e Smartphones, Televisores e Perfumes.

Conclusão

Preparar-se para a Black Friday faz muito bem para o seu bolso. Com a notoriedade que essa data já possui, abre-se uma oportunidade ímpar para adquirir produtos com preços mais baixos que o convencional.

Tomando alguns cuidados, a experiência de compra tem tudo para ser maravilhosa. Não fique de fora dessa! Esteja presente desde o início para desfrutar dos descontos on e off-line. E se quiser ir atrás de uma economia extra, além das ofertas divulgadas, não deixe de visitar um bom site de cupons de desconto, afinal, achar a melhor oferta na Black Friday é uma loucura. E com esses códigos promocionais, a sua economia pode aumentar bastante.

Fonte: https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/esta-aberta-a-caca-aos-descontos-da-black-friday-2018/