Diferenciais que a plataforma Magento pode oferecer para loja virtual

Por: Mariane Lorena — em Magento
Publicado em: 6 de janeiro de 2017

Para futuros ou já empreendedores do mundo on-line, profissionais da TI, estudantes e curiosos, esse artigo tem como objetivo descrever alguns dos diferenciais que a plataforma Magento pode oferecer para um projeto de loja virtual.

O Magento é uma plataforma criada no formato open source, isto é, uma plataforma de código aberto que rapidamente se tornou referência para diferentes âmbitos do comércio eletrônico. Em 2015, foi realizada uma pesquisa pela AheadWorks que concluiu que a participação de mercado do Magento entre as 30 plataformas mais populares do e-commerce é de cerca de 29,8%.

Entre os diferenciais que a plataforma oferece estão: gestão de catálogo; navegação do produto; gestão de frete; atendimento ao cliente; integração com sistemas de pagamento; segurança; adequação ao mobile; relatórios e análises; estrutura orientada a vendas e; layout personalizável.

Além disso, é possível destacar alguns outros diferenciais que o Magento oferece, como:

Otimização e escabilidade

A preferência recorrente do Magento por tantas lojas virtuais se deve muito à capacidade estrutural que ele agrega. Alicerçada pelo Ebay e pelo Permira  Funds que compraram a empresa, a plataforma ficou mais sólida, oferecendo maior segurança aos clientes para acompanhar seus negócios. E ainda, a plataforma oferece suporte 24 horas por dia, nos 7 dias da semana para atendimento às dúvidas de quem a utiliza.

Versões adaptáveis

Outro diferencial do Magento é que o código é open source (código aberto), e por esse motivo atinge desde grandes corporações até empresas menores e startups. Todos, no final, acabam se beneficiando por ele. Outra questão é que existem as versões Community, que é gratuita e a Enterprise, que é paga, porém mais robusta e preparada para atender negócios em maior escala.

Flexibilidade

O Magento é uma plataforma flexível que permite atualizar o design e o código PHP sem modificar o comportamento padrão.  Também é possível integrá-lo a quaisquer sistemas de ERP, CRM, BI etc., além de inúmeros módulos disponíveis no portal Magento Connect, que permite que o gestor realize melhorias à sua loja virtual e consiga crescer dentro de uma estrutura preparada para a expansão do negócio.

Portabilidade

Aqui está um dos maiores benefícios do Magento que é a portabilidade da plataforma, ou seja, a possibilidade de ser o dono do código-fonte associado ao e-commerce. Assim, é possível direcionar esse código para outros administradores, como um time interno ou outra empresa credenciada.

O fato de ser open source tornou o Magento bastante popular, porém mais que isso, os benefícios e a qualidade da plataforma para o empreendimento virtual levou a expansão de adeptos à ela.